logoColégio Salesiano São João Bosco
single
Semana Padre Cícero 2022 foi realizada no Colégio São João Bosco

Aconteceu nesta semana, entre os dias 21 e 23 de março, a Semana Padre Cícero no Colégio Salesiano São João Bosco de Juazeiro do Norte. Em comemoração aos 178 anos do Padre Cícero Romão Batista, o objetivo da proposta é incentivar a pesquisa histórico-cultural e, consequentemente, o resgate da memória afetiva do “Padim Ciço”, sua influência e presença na construção da identidade de todo o Vale do Cariri. Ele, que é o fundador da cidade de Juazeiro do Norte e quem trouxe a ordem dos salesianos para a região, foi eleito o cearense do século em março de 2001.

Para o diretor geral da obra salesiana de Juazeiro do Norte, Padre Raimundo Nonato, a Semana foi muito importante não só para os juazeirenses, mas para todo o nordeste e até mesmo o Brasil. “A Semana nos traz toda essa dimensão grandiosa da figura do Padre Cícero, da sua vida sacerdotal que é muito importante. Ele como pastor, foi aquele que orientava as pessoas na fé aqui em Juazeiro e essa orientação passou também pela orientação profissional. Com toda a sua sensibilidade, sempre acolheu todas as pessoas que o procuravam sem discriminar ninguém. Foi  uma referência espiritual, de santidade, de pessoa visionária realmente a frente do seu tempo”, afirma o diretor.

Já para a Wagnéia Damascena, mãe dos alunos  José Rafael e Maria Eduarda, que são naturais de São Paulo, foi fascinante presenciar o evento. “Estou na cidade há cinco meses e vim  acompanhar a Semana, nunca vi nada igual. É uma maravilha e estou encantada com tudo, com a escola, , com o projeto e com tudo que fazem, parabéns a todos”.

Confira qual foi a programação da Semana Padre Cícero 2022 do Colégio São João Bosco por segmento:

 

 Educação Infantil:

- Museu do Padre Cícero

Exposição de peças e materiais que pertenceram ao Padre.

 

Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º ao 5º ano)

- Rodas de conversa sobre os preceitos ecológicos do Padre Cícero;

- Oficinas de: confecção da água (gotinhas) – 1º ano; xilogravura – 2º ano; luminárias da Mãe de Deus – 3º ano; andores – 4º ano; igrejas – 5º ano;

- Culminância: os alunos saíram em procissão pelo colégio com seus materiais produzidos nas oficinas representando as romarias que acontecem em Juazeiro.

 

Ensino Fundamental – Anos finais (6º ao 9º ano)

- Exposição e apresentação de trabalhos sobre a história/trajetória do Padre Cícero:

6º ano

Manifestações culturais em homenagem ao Padre Cícero: os ex-votos; principais romarias de Juazeiro do Norte; primeira romaria de Juazeiro; renovação do Sagrado Coração de Jesus; a devoção do grupo religioso Borboleta azul; o milagre da hóstia; roteiro da fé em Juazeiro.

7º ano

Devoção ao Padre Cícero: origem do Padre Cícero (biografia); Padre Cícero e a organização de juazeiro; Padre Cícero e a sua atuação política; missão do Padre Cícero em favor da educação e formação da comunidade; fenômeno religioso da hóstia e as romarias; Padre Cícero e os salesianos; Padre Cícero e a ecologia: um visionário; Padre Cícero e a economia: do tabuleiro grande à região metropolitana.

8º ano

Apresentação do livro paradidático: Ciço na Guerra Dos Rebeldes.

9º ano

Fenômeno religioso da hóstia e as romarias; Padre Cícero e a organização de Juazeiro; Padre Cícero e os salesianos; origem do Padre Cícero; Padre Cícero e sua atuação política.

 

Ensino Médio:

Visita guiada na colina do Horto, onde os alunos puderam conhecer os principais pontos turísticos da região do Cariri, que simbolizam o que foi a vida e história do Padre Cícero Romão Batista, o maior benfeitor da cidade de Juazeiro do Norte. Entre os pontos turísticos destaca-se a estátua do Padre Cìcero, terceira maior estátua do mundo esculpida em concreto, possui 27 metros de altura e foi esculpida por Armando Lacerda em um local que era sempre escolhido pelo sacerdote para os seus retiros espirituais. Estima-se que até o início da pandemia, o monumento recebia cerca de 2 milhões de visitantes por ano.

 

Pastoral:

Momento devocional, aberto à comunidade, consistindo na tradicional Renovação do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria.

Comentários: