•  

    R. Padre Cícero, Nº.1492

Pastoral

A Pastoral Juvenil Salesiana tem a missão de assessorar toda a Comunidade Educativa do Colégio Salesiano São João Bosco e os grupos juvenis de nossa Paróquia, para uma caminhada de fé, caridade e amor.

A ação educativo-evangelizadora, inspirada nos valores do Evangelho, tem como objetivo principal aproximar Jesus Cristo das nossas crianças, dos nossos adolescentes e jovens - os principais destinatários da Missão Salesiana - seguindo a proposta de Dom Bosco, considerado Pai e Mestre da Juventude e fundador da Família Salesiana. Esta ação segue o método pedagógico deixado por Dom Bosco, o Sistema Preventivo, que tem como eixo a RELIGIÃO, a RAZÃO e o AMOREVOLEZZA.

Dom Bosco cria esse método pedagógico na perspectiva de que seus destinatários tornem-se bons cristãos e honestos cidadãos. Esse é o desafio da Equipe Pastoral.

1. O QUE É A PASTORAL JUVENIL SALESIANA?

A Pastoral é ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação como desenvolvimento pessoal e humano. Vive duas realidades: Jesus Cristo como referência e a realidade social e cultural do grupo humano envolvido. Não existe trabalho, projeto, presença, serviço salesiano sem a Pastoral Juvenil Salesiana, que enriquece a ação citada acima com o dom do carisma salesiano, herdado por Dom Bosco, nosso Pai, Mestre e fundador, cuja opção são os jovens de forma especial os mais pobres. A Pastoral Juvenil Salesiana é a forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a Espiritualidade Juvenil Salesiana e o Sistema Preventivo de Dom Bosco. O Sistema Preventivo é um conjunto de práticas e princípios deixados por Dom Bosco e aplicado nos cinco continentes. Baseia-se em três pilares: razão, religião e amorevollezza.

1. Razão: o jovem se educa e se evangeliza a partir desta ação preventiva educativa, de acordo com a realidade de cada um. Todos os jovens podem participar através do seu espírito crítico, seu protagonismo e diálogo.

2. Religião: o Evangelho é o que fundamenta e dá sentido às práticas Salesianas.

3. Amorevollezza: na atitude do amor, da acolhida, da bondade, da fraternidade, na casa que acolhe, na afeição e acima de tudo na alegria. Além da presença de Nossa Senhora Auxiliadora,“FOI ELA QUEM TUDO FEZ” (Dom Bosco).

2. AS ANIMAÇÕES QUE A PASTORAL JUVENIL SALESIANA ATUA SÃO:

Missas Mensais

A nossa Espiritualidade Salesiana está enraizada no amor e na eucaristia. Oferecemos aos nossos destinatários, mensalmente, um encontro pessoal com Nosso Senhor Eucarístico. Junto com eles celebramos o Encontro com Cristo na escuta da palavra, na oração e nos sacramentos. A Eucaristia e a Reconciliação, celebradas assiduamente, oferecem recursos de valor excepcional para a educação à liberdade cristã, à conversão do coração e ao espírito de partilha e serviço na comunidade eclesial. (Art 36: Constituições Salesianas).

Direção Espiritual

Refere-se ao encaminhamento do jovem para uma relação de amor com Deus, baseada numa vida de oração, de participação na vida da Igreja e nas relações virtuosas consigo mesmo e com o outro.

ENFOCOS- Encontro de Formação e Convivência Salesiana

Momento de formação, convivência e interação entre os participantes (educandos e educadores). Vivenciando assim, um clima de família e amizade, na qual se reflete algum tema especifico, que seja mais relevante para a turma. Buscando também, uma preservação de sua identidade Católica, na perspectiva de uma atuação à luz dos princípios do Evangelho, procurando vivenciar o espírito e o Sistema Educativo de Dom Bosco.

AJS- Articulação da Juventude Salesiana

Trata-se de uma rede de apoio mútuo e de articulação entre variados grupos jovens, que se identificam com a Espiritualidade Juvenil Salesiana e querem vivenciá-la.

Ações Pastorais:

Estas ações pastorais acontecem simultaneamente, das 16:00hs as 17:00hs toda sexta-feira.

Catequese e Crisma:

A catequese tem como eixo principal o conhecimento, aprofundamento e vivencia da fé, despertando nas crianças e jovens o desejo de seguir a Jesus Cristo e a participar da vivencia comunitária.

ADB- Amiguinhos de Dom Bosco:

É um grupo infantil que tem como objetivo inserir as crianças em uma vivencia de fé e fraternidade. As atividades lúdicas e criativas deve ser marca indispensável, tendo como modelo o carisma de Dom Bosco, enfocando: alegria, oração e cumprimentos dos deveres.

ADS- Amigos de São Domingos Sávio:

Tem como objetivo realizar um acompanhamento educativo-pastoral com os pré-adolescentes de nossa escola, ajudando-os a se conscientizarem de seu papel como protagonistas na Igreja – através de uma inserção concreta nas atividades pastorais e na sociedade como “honestos cidadãos”. Dando continuidade à catequese iniciada na preparação à Primeira Eucaristia, a exemplo dos grupos de perseverança, propondo, no entanto, um modelo de vida cristã juvenil: Domingos Sávio. Assim, será cultivada a espiritualidade juvenil salesiana, o que diferenciará a ADS dos grupos de perseverança.