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    R. Padre Cícero, Nº.1492

Proposta Pedagógica

Foi a constituição da Rede Salesiana de Escolas – RSE –, em 2003, que deu novo formato à ação Salesiana. A ideia da Rede vem ao encontro de uma filosofia que busca integrar o fazer pedagógico evangelizador de Dom Bosco numa cadeia de relações humanas e institucionais a fim de otimizar e de articular a obra às diretrizes globais de gerenciamento moderno. Desta forma, o que se vê não são obras salesianas em separado, que apenas se somam, mas um sistema que capilariza seus princípios em cada unidade. Mantém, assim, maior fidedignidade ao que Dom Bosco propôs no começo de tudo. O resultado não poderia ser outro senão o de oferecer a reflexão e a prática educativa acumulada em mais de 120 países, durante os últimos 150 anos de atuação, sempre em sintonia com os desafios e programas educacionais do Brasil.

Justamente por isso, a Rede Salesiana deseja oferecer a própria contribuição para a formação integral das pessoas, pois entende que o serviço educativo possui a missão de “fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações, mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida inspirada nos valores evangélicos”. (CEC, 2003, n. 81) Este projeto visa, portanto, concretamente, em sintonia com a pedagogia salesiana, subsidiar a ação Educativa da educação infantil, ensino fundamental e médio, partindo da realidade das escolas salesianas, seguindo as orientações da LDB e PCNs.

O projeto e os recursos pedagógicos produzidos e utilizados pela RSB-Escolas são considerados veículos e não fins. Contudo, devido à sua importância no processo educativo, são seriamente assumidos dentro de uma perspectiva de contínua construção. Escola, autores, direção e alunos, no exercício de suas diversificadas funções, concorrem para a qualificação constante do projeto e de suas ações e produtos. A finalidade deste projeto é a de redefinir modelos, estilos e conteúdos educativos para que realmente contribuam para a formação crítica, ética, social e política, que possibilitem aos educandos o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária. Em razão mesmo dos seus pressupostos fundantes, não escapa ao nosso modelo a preocupação humanista, que visa à formação integral das pessoas. Este tipo de formação implica uma ação educativa que favorece o desenvolvimento harmônio e progressivo de todas as dimensões do ser humano. Isto requer o desenvolvimento das seguintes dimensões:

  • Psicomotora;
  • Intelectual e cognitiva;
  • De equilíbrio e autonomia pessoal;
  • Da relação interpessoal;
  • Da inserção social;
  • Transcendente.

A RSB-Escolas acredita que a educação possa promover a autonomia dos educandos, tanto nos aspectos intelectuais e cognitivos, como no desenvolvimento afetivo, social e moral. Esta autonomia culmina na construção da própria identidade, no assentimento de um autoconceito positivo e no direcionamento de um projeto de vida vinculado a valores.