•  

    R. Padre Cícero, Nº.1492

Educação Infantil

Com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e na Pedagogia Salesiana, a Educação Infantil do Colégio Salesiano oferece um espaço estimulante, lúdico e afetivo favorável ao desenvolvimento integral do educando em seus aspectos físico, psicológico, social e intelectual, oportunizando uma educação eficiente e saudável.

Trabalhando com material didático exclusivo – O Caleidoscópio, buscamos desenvolver a identidade social, cultural e religiosa, os valores salesianos, a criatividade, o afeto e a convivência com as diferenças. Assim, nosso material é fundamentado a partir dos seguintes princípios:

  • Orespeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc;
  • O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética, à estética e ao conhecimento;
  • A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem qualquer discriminação;
  • O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

A proposta do Caleidoscópio favorece situações sequenciadas e planejadas para que se atue conjuntamente com as crianças na construção dos saberes e na correlação entre eles. Por essa razão, investe-se nas competências individuais e coletivas, já que as crianças nunca aprendem da mesma forma.

VOCÊ DEVERIA SABER

Nessa fase, todos os conceitos são trabalhados a partir das brincadeiras e estímulos sensoriais. É por meio da interação com os colegas, dos projetos em grupo e de atividades lúdicas que a criança aprende sobre coletividade, sobre compartilhar, construir em conjunto e sobre seus sentimentos.

Como você pôde ver, matricular seu filho na educação infantil pode contribuir para seu desenvolvimento emocional, social e motor. Então, se essa escolha chegou para você, não hesite! Pense que ele vai descobrir o mundo por meio de um ambiente preparado para a aprendizagem, seguro e acolhedor.

Observar as crianças e os sinais que elas dão de que precisam e querem ser estimuladas além da rotina caseira é o primeiro passo. Também é válido notar que o período dos dois aos cinco anos é a fase da experimentação sensorial, ou seja, é quando a criança começa a interagir com o ambiente que a cerca e a reconhecer conscientemente os elementos. Ela basicamente vai descobrindo o mundo e a si mesma por meio do que é apresentado a ela.