•  

    R. Padre Cícero, Nº.1492

Ensino Médio

No ENSINO MÉDIO, o aluno salesiano tem por base a construção cidadã, baseando-se na máxima de Dom Bosco: “Bons cristãos e honestos cidadãos”, preparando-se para a vida profissional. Seus projetos buscam a escolha da carreira e o conteúdo programático dá ênfase à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM e os diversos vestibulares da região, sem esquecer a formação humana e a valorização da vida, que são as bases da nossa educação integral. Nossa finalidade é ajudar o aluno na busca da construção de sua identidade como sujeito ético, responsável, participativo e crítico da sociedade. Desse modo, alicerçados nos princípios de Assistir e prevenir, incentivamos o aluno do Ensino Médio a assumir os desafios da juventude e o auxiliamos na construção do Projeto de Vida e também no desenvolvimento de habilidades e competências para assumi-lo.

A preparação para os vestibulares e para o ENEM é desenvolvida em salas de aula modernas, com equipamentos multimídia, projetos, na realização de simulados e no uso da plataforma Adaptativa. O Material didático, assim como no Fundamental II, é exclusivo da Rede Salesiana de Escolas e possibilita um largo horizonte de conhecimentos que sobressaem o espaço físico da sala de aula e transforma o mundo em um grande quadro branco de aprendizados.

O Ensino Médio completa o ciclo iniciado no Fundamental II que é a formação humana, cristã e cidadã de seus alunos. Assim sendo, todos os momentos formativos, celebrativos e de interação propõem ao jovem educando uma visão de mundo crítica, participativa e interativa. É importante salientar que não é somente a competência e preparação de nossa equipe de educadores que contribuem para a formação do aluno do seguimento no Colégio Salesiano, mas a relação que existe entre eles (educador e aluno) é o fator decisivo para uma educação competente, formando assim o jovem não somente para o conhecimento, mas para o convívio e para o trabalho em conjunto. É isso, sem dúvidas, o diferencial da Educação Salesiana: Uma formação humana e humanizadora. Eis, portanto, nossa missão: favorecer elementos para que o jovem ao ingressar no ambiente universitário e posteriormente no mundo do trabalho possa ter uma presença viva e edificante na sociedade, assim como sonhou nosso Fundador São João Bosco.

VOCÊ DEVERIA SABER

O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões. Mas não se preocupe, ambos os nomes remetem à mesma etapa de formação.

Desde abril de 2013 o ensino médio é obrigatório no Brasil. Até esta data, a constituição brasileira considerava obrigatório apenas o ensino fundamental, e os pais deveriam matricular seus filhos na escola apenas aos seis anos. A partir de então, tornou-se necessário o ingresso das crianças aos três anos de idade na chamada pré-escola (educação infantil), e a sua permanência na escola até os 17 anos, quando devem finalizar o terceiro ano do ensino médio.

A 3ª Série conta com um material exclusivo e extra da Edêbe onde são preparados para o ENEM e ainda contam com uma ferramenta de aprendizagem adaptativa onde a mesma ajuda os estudantes a melhora onde tem dificuldades.