Clube do Leitor reúne estudantes do Ensino Médio e amantes de Clarice Lispector

Na última quinta, 05, os estudantes do Ensino Médio do Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte participaram de um evento literário que teve como objetivo principal o estímulo à leitura e apreciação de autores literários. A autora escolhida para o Clube do Leitor do primeiro semestre de 2020 foi Clarice Lispector, ucraniana naturalizada brasileira considerada uma das autoras mais importantes do século XX.

Esta edição do Clube do Leitor contou com a participação do Professor Mestre, Emerson Cardoso, estudioso de Clarice Lispector e da leitora assídua, Susye Bandeira que contribuíram significativamente com o evento. O Clube funcionou da seguinte maneira, as participações especiais começaram com a fala sobre a autora e logo depois foi aberto para plenária. No segundo momento as turmas apresentaram obras lidas da Lispector e trocaram experiências sobre cada texto lido.

Títulos como “A hora da Estrela”, “Água Viva”, “O Búfalo”, “Perto do coração selvagem” entre tantos outros foram citados pelos estudantes que mostraram interesse pelas obras claricianas. “O mais importante foi ver jovens tendo acesso à literatura e tendo acesso a uma escritora no porte de Clarice”, conta Susye Bandeira que destacou a importância da leitura para todas as idades além de despertar e sensibilizar para outros autores.

“Eu comecei a ler Clarice na adolescência, é uma das autoras que eu mais gosto (...) com ela eu pude desenvolver trabalhos acadêmicos, sou apaixonado por tudo que ela fez”, relatou Emerson Cardoso. Clarice Lispector apesar de não se considerar escritora por querer ter uma escrita livre, se tornou sem pretensão uma grande autora, estudada em teses de doutorado e em vários trabalhos acadêmicos suas obras são lidas até hoje por crianças, jovens e adultos.

Para os professores Pedro Vagner e Ivan Nascimento que encabeçaram o projeto, o Clube do Leitor é uma proposta pedagógica que possibilita a abertura dos estudantes ao mundo literário, fazendo com que o amor pela leitura se torne rotina.